quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Laguna Linhas Aéreas, um proa setada ou uma proa errante?!





Desde sua criação, a  Laguna Linhas Aéreas, que já teve seu funcionamento jurídico autorizado pela ANAC, irá decolar e pretende se tornar a maior empresa regional do Brasil. Segundo a assessoria de imprensa, a Laguna Linhas Aéreas irá atender 96 destinos em 14 estados, se tornando a maior do que a Trip, que atualmente voa para mais de 80 cidades.
A base da empresa será em São José dos Campos, SP.
A frota da Laguna será composta de 48 aeronaves usadas modelos Fokker 100, para 118 passageiros e Fokker 50, com capacidade para 50 passageiros.
O preço menor em relação a outros modelos foi decisivo para a escolha. Além disso, ao comprar aeronaves usadas e disponíveis, a nova empresa aérea brasileira poderá iniciar suas operações mais rápido, visto que se novos modelos fossem encomendados, seria necessário esperar pelo menos dois anos para começar a recebê-los.
A nova empresa pretende atuar no mercado regional, oferecendo vôos para as grandes cidades como Campinas, Curitiba, Salvador, Vitória, Florianópolis e etc, partindo de cidades como Londrina, Maringá, Araxá, Franca, Bauru, Limeira, entre outras.
A empresa está selecionando profissionais para diversas áreas.  A idéia é que a empresa inicie as operações com cerca de quatro mil pessoas entre tripulação, equipe de terra e administração.


"Esta seria a história perfeita de uma futura companhia, desde que achei muito interessante um cometário feito pelo Marcelo (Total autoria e crédito deles) no blog Flight Life, que nos faz realmente pensar e criar centenas de incógnitas em nossas mentes", segue o texto:



1. SOBRE A EMPRESA
A Laguna Táxi Aéreo, com Sede (???) em Lorena-SP é uma empresa devidamente registrada e com CNPJ ativo na Receita Federal. Foi constituída em 2005 embora não tenha site na internet e ninguém sabe que aviões operou, se é que operou alguma coisa.
Segundo a ANAC, a Laguna não tem CHETA – Certificado de Homologação de Táxi Aéreo. Entretetanto, deu uma autorização em caráter precário, de 12 meses, para que regularizasse seus aviões. A pergunta é: Quais aviões?
Autorizações e nomes são facílimos de conseguir na ANAC. O difícil é conseguir cumprir as exigências para materializar a empresa. A ANAC aprova até transporte de Papai Noel!
O funcionamento jurídico a que a ANAC se refere, e defere como pedido, não significa autorização para funcionamento operacional e exploração de malha. Logo, até minha filha de quatro anos, se tiver um CNPJ, consegue o “funcionamento jurídico” de uma empresa, que é tão somente um reconhecimento da pessoa jurídica por parte do órgão regulador.
2. DIRETORIA FANTASMA
Quando a Azul surgiu, nós sabiamos quem era o David Neeleman, suas origens e seus negócios, assim como o Pedro Janot – CEO da Azul. Também conheciamos o German Efromovitch da Oceanair (atual Avianca) seu grupo Sinergy e sua atuação no ramo petrolífero. Agora, não se conhece ninguém da Diretoria da Laguna;.
Não há em qualquer lugar do site da Laguna uma apresentação da Diretoria, seu histórico profissional e empresarial, sua tradição no mercado ou em outros mercados.
Nem em “Palavra do Presidente” o suposto presidente da empresa mostra quem é e a que veio! Cadê a história desse povo? O maior sinal de responsabilidade, SERIEDADE e verdade é a exposição dos membros que compõem a área administrativa de uma empresa. Até agora ninguém sabe… ninguém viu. O site é extremamente amador, e algo que parece ter sido feito por um adolescente sonhador, e não por uma empresa com”tantos recursos” para investir em aeronaves. Se fossem de fato começar um investimento, começariam por uma imagem forte e impactante, e não com algo semelhante a um blog mal feito.
Pô, o tal Daniel encontrar com um prefeito num aeroclube? Ah… tenha dó! Um cara que vai montar uma empresa tão poderosa, no mínimo fretaria um jato executivo pra ir buscar o prefeito para uma reunião num hotel de luxo de São Paulo. Não menosprezem a minha inteligência, pelo amor de Deus! Reunião em cadeira universitária? Só tonto pra acreditar! É o mesmo que dizer que Antonio Ermirio despachava com o Presidente da República numa frutaria da esquina.
3. ORIGEM DO CAPITAL… UM MISTÉRIO
Uma outra questão que vem causando certa indignação é sobre a origem do capital para se montar algo tão grandioso e ambicioso. Evidentemente que a transparência é o que há de mais sério e necessário em qualquer empreendimento.
Tem financiamento do BNDES? Qual é o montante? Quem são os empresários ligados à Laguna e qual é a tradição deles no mercado? Como é feita a integralização do capital? Em que outros mercados operam? Quais são os prazos e como é o planejamento estratégico de aporte de capital? Ninguém sabe… ninguém viu!
A estrutura de manutenção, peças de reposição, mobiliário, custos aeroportuários e etc… O investimento para uma brincadeirinha dessas pode chegar a 1 bilhão de reais, contando com um capital de giro médio e lastreado! Agora, pelo que me consta, no Brasil tem poucos empresários ao porte de Eike Batista, e nenhum deles estaria dispostos a investir em algo tão megalômano e sem garantias de retorno.
Só pra atender a “malha pretendida” a “Lagosta” deveria absorver um total de pelo menos 6 mil funcionários. Cadê o capital pra suportar isso? De onde vem esse capital? Até então eu não sabia que o Bill Gates havia mudado de ramo…
4. MALHA MILAGROSA
Se a “malha pretendida” pela tal Laguna fosse real, e se ela fosse viável, empresas já consolidadas no mercado regional, como a Trip e a Pantanal, já estariam explorando essa malha há muito tempo, e com aviões como o EMB-120 Brasília, que tem custos operacionais infinitamente mais baixos do que os F-50 e os F-100.
Em se tratando de cidades ainda não exploradas, é evidente que as companhias já tradicionais no mercado há muito realizaram estudos de viabilidade e não viram justificativa para operarem nelas.
Outra coisa que intriga é que a Laguna pretende operar em cidades QUE NEM PISTA DE POUSO TÊM, tipo Senhor do Bonfim. Outras, tem pistas de 550 metros e de terra!!! A menos que haja um verdadeiro milagre pra fazer um Fokker pousar na vertical, a própria malha já denuncia a grande mentira que é essa tal Laguna.
5. QUARENTA FOKKER 100? SÓ SE FOREM DE BRINQUEDO!
Eu gostaria de saber a origem de tanto Fokker 100, já que pelo que se comenta, não há tantas aeronaves desse tipo disponíveis no mercado.
6. TRIPULAÇÃO DE ROBÔS?
Quarenta e oito aeronaves representa ter que treinar 6 tripulações completas (6 tripulantes cada) por avião. São 288 tripulações, compostas por 288 comandantes, 288 co-pilotos e 1.152 comissários. Ou seja… são 1728 tripulantes. ONDE a “Laguna” pretende arranjar esse pessoal todo, já sabendo que as contratações da TAM, Gol, Trip e Avianca, previstas para os próximos dois anos, vão basicamente enxugar o mercado?
7. PLANEJAMENTO OPERACIONAL DE CONTO DE FADAS
Até agora ninguém falou e ninguém sabe sobre o planejamento operacional, como horários, plano de manutenção,locais de manutenção, planejamento de Safety, política de cargos e salários… Nada! Tudo isso é inexistente! Só falta agora dizer que o presidente é o Peter Pan e a Vice-presidente é a Sininho. 


"Só nos resta esperar para ver no que está história vai dar"...

2 comentários:

DTR disse...

É Laguna airlines é intrigante. Realmente não se sabe nada, não se fala nada. E até agora em 2013 nada aconteceu! Acho que essa aí só ficou no papel mesmo.

Unknown disse...

O site é bem amador mesmo,nem opção de destino constam lá,acho que isso tudo é uma farsa.

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